domingo, 17 de outubro de 2010

Historia do Taekwondo no Brasil

A história do Tae Kwon Do brasileiro começa no ano de 1967. Neste ano, mestre Yong Man Kim chegou junto com os imigrantes coreanos e logo em seguida já começou alguns treinamentos de Tae Kwon Do no Brasil. Dois anos depois, em 1969, mestre Nam Chil Cho, já ministrava aulas de na Bahia.
Mas o Tae Kwon Do só chegou oficialmente no Brasil, no ano de 1970, com a chegada do mestre Sang Min Cho, que veio a mando da ITF para divulgar oficialmente o esporte. Mestre Sang Min Cho introduziu o esporte na cidade de São Paulo, na época ele era detentor da graduação de 4º Dan.
Com isso, uma seqüência de fatos positivos ocorreram. Em 1973, o Tae Kwon Do foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e em 19 de Janeiro do mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro, teve seu primeiro campeonato no Brasil. Já no ano seguinte,(1974) foi criado o Departamento Nacional de Taekwondo, na confederação brasileira de Pugilismo (esporte que muito contribuiu para a divulgação do Tae Kwon Do).
No ano de 1975, a WTF, entidade oficial e recém criada que regulamentava o Tae Kwon Do na coréia, filia o Tae Kwo Do brasileiro. E no ano seguinte a Pan American Taekwondo também filia o Tae Kwon Do do Brasil.
No dia 21 de Fevereiro de 1987, foi fundada a Associação Brasileira de Taekwondo (ABT) e a partir deste momento varias entidades reconhecem o esporte: em maio de 1987 o Conselho Nacional de Desportos aprovou o estatuto da ABT; em junho de 1987 o Ministério da Educação homologou o Estatuto da ABT; em dezembro de 1987 o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu vinculação a ABT (neste momento o Tae Kwon Do já tinha 7 anos de reconhecimento perante o Comitê Olímpico Internacional, e no ano seguinte - 1988 - ele iria participar como esporte de demonstração na Olimpíada de Seul); no ano de 1990, o Conselho Nacional de Desportos aprovou a alteração do nome da ABT para Confederação Brasileira de Tae Kwon Do CBTKD - nome utilizado ate os dia atuais; e em novembro de 1994, o Comitê Olímpico Brasileiro concedeu filiação a CBTKD em face a inclusão do Tae Kwon Do nos jogos Olímpico Internacionais.
O Tae Kwon Do vem evoluindo constantemente nestes últimos anos, e as vitórias dos atletas brasileiro em competições Internacionais de conhecimento publico, vem aumentando ainda mais a sua popularidade e seus adeptos.

Um comentário: