segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Historia do Taekwondo

Existem muitas teorias acerca da origem dos métodos de combate com e sem armas. Mas uma coisa parece ser certa, independentemente do local ou região, os povos primitivos desenvolveram métodos de combate que lhes possibilitaram resistir a agressões, por parte de animais selvagens ou dos seus inimigos.
  Além dos confrontos a que estavam sujeitos, muitas das práticas ocorriam sob a forma de jogos e actos religiosos.
  Na Coreia, muitas dessas actividades desportivas eram praticadas após o período neolítico. Actividades transformadas em artes que lhes permitiam manterem-se preparados física e psicologicamente, e que são hoje conhecidas como artes marciais.
  Os praticantes imitavam posições defensivas e ofensivas assumidas por animais que, progressivamente, foram transformados em métodos de combate eficazes. Mesmo em período de paz, estas actividades eram incorporadas nos rituais das várias comunidades tribais.
  O desenvolvimento destas cerimónias e dos confrontos entre tribos contribuiu para o surgimento do antigo método de taekkyon (antigo nome de taekwondo).O Caminho que o Taekwondo percorreu para chegar aos Jogos Olímpicos foi duro e penoso. Grande parte dessa conquista deve-se ao Grão Mestre Un Yong Kim, 10º Dan, Presidente da W.T.F. e vice presidente do Comité Olímpico Internacional, pelo magnifico trabalho que fez na promoção do Taekwondo enquanto desporto internacional.
  Na sua sessão de 5 de Fevereiro de 1982, o C.O.I. adoptou o Taekwondo como modalidade de demonstração e desta forma participou nas 24ªs Olimpíadas realizadas em Seoul, em 1988. Nesta edição participaram 120 atletas masculinos de 32 países, e 63 atletas femininos de 16 países. Durante os Jogos Olímpicos de 1988 foi votada a participação do Taekwondo, ainda como modalidade de demonstração, para os Jogos Olímpicos de 1992 que se realizariam em Barcelona. Nestes jogos a participação dos atletas de Taekwondo foi reduzida a 100 por questões de tempo.
  O dia 4 de Setembro de 1994 tornou-se histórico para os praticantes de Taekwondo. A 103ª sessão do C.O.I., realizada nesse dia aprovou o Taekwondo como desporto oficial dos 26º Jogos Olímpicos que decorreram em Sydney no ano 2000.
  Em Sydney assistiu-se ao melhor do Taekwondo mundial. Foram estabelecidos processos de selecção rigorosos e justos, permitindo o acesso aos Jogos a atletas que representem o melhor de cada nação.
  O apuramento é feito da seguinte forma: têm acesso aos jogos os vencedores de Campeonatos Continentais (ex. Campeonato da Europa), de onde são apurados um total de 56 atletas. Antes dos Jogos, realiza-se um torneio pré-olímpico de apuramento onde são apurados mais 32 atletas, totalizando 88. Dos restantes lugares, são oferecidos 8 lugares ao país organizador (neste caso foi a Austrália), e os 4 atletas finais escolhidos pela W.T.F. e pelo Comité Olímpico Internacional, totalizando então os 100 atletas que tiveram direito a competir.
  Em apenas 30 anos após a sua disseminação pelo mundo fora, o Taekwondo foi reconhecido como desporto global e por este meio a Língua Coreana tornou-se uma língua oficial, juntamente com o Inglês, Francês e Japonês, tendo a Coreia alcançado um grande sucesso realçando o seu valor nacional para todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário